sexta-feira, 31 de maio de 2013

Três Práticas Sociais envolvendo a Informática

Três Práticas Sociais envolvendo a Informática

As aulas de Informática  têm sido ministrada de uma forma mais prática e dinâmica, através da própria intimidade dos alunos com os computadores. São utilizados recursos, tais como: exposições de aulas e exercícios em data show, confecção de apostilas e apresentação de palestras sobre as novidades no campo da informática.










Em algumas escolas ou creches é organizado cronograma pré-determinado pela coordenação escolar, para ajudar no uso dos computadores e são desenvolvidos em três módulos, a saber: Introdução ao computador e Windows, Word e internet.


Aulas dinâmicas - Software


As aulas hoje em dia ficaram mais interessante, pois antigamente tínhamos apenas lápis, papel, calculadora e objetos para contagem dos números. Atualmente os Professores podem deixar as aulas mais dinâmica e interativa com o auxílio do Computador, existem diversos software que facilitam a vida tanto do docente como dos discentes. Por exemplo: jogos e software gráfico(point./desenhos) no qual os alunos e aprendem jogando e desenhando.


Software: É o programa que faz o hardware funcionar  e  nele contém diversos Sistemas
Operacionais, aplicativos, freewares, sharewares, entre outros que possibilitam criar joguinhos
educativos envolvendo os numerais, cores, alfabetos, contas, etc de uma maneira fácil e prática seguindo passo a passo as instruções, pois reconhecemos que o computador não funciona sem programas.







Veja um exemplo em uma escola no qual lecionei havia um laboratório de Informática onde as crianças participavam das aulas e elas desenvolviam conhecimento, autonomia e memorização dos fatos rapidamente, gostavam(programas: tutorial e exercitação)  de joguinhos da memória, pintura em desenhos como Barbie, Ben 10, super heróis, receitas de bolo e historinhas em família entre outros. Sempre saímos da sala de Informática, fazíamos testes perguntando aos presentes sobre tudo o que viram e com uma certa rapidez respondiam tudo certo observando as gravuras existentes em sala(exposição de cartazes com numerais, cores, gravuras ilustrativas). Reconhecemos então que esses programas vem mesmo para inovar e ajudar a vida de todos nós.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O aluno da Era Digital

   Os alunos de hoje vivem uma vida digital em todos os requisitos. A tecnologia chega a ser importante e espetacular em alguns aspectos. Analisando hoje a modernidade desses equipamentos, que as NTIC's trazem, é de fato inovador e, em muitas situações, tem facilitado a vida de muitos profissionais, mas quando nos referimos ao aprendizado do aluno, é necessário que tenha um mediador para instruí-los e motivá-los quanto a prática e o uso de jogos educativos, vídeos, tabuadas, efetuação de cálculos, simular fenômenos,  pesquisas, entre outros, para que os mesmos saibam valorizar a tecnologia em si e também os métodos já existentes. 




   Sem esquecer que o uso do computador e suas evoluções, na escola, na residência ou em qualquer outro lugar, jamais poderá substituir o diálogo e o calor humano, que aprendemos a valorizar as pessoas que vivem ao nosso redor, compartilhar conhecimentos e, principalmente, viver em sociedade. (ideias extraídas do vídeo: O aluno da era digital - http://www.youtube.com/watch?v=IYwmyQoI_Rs). 

O Homem Bicentenário

Pontos Positivos

Andrew era um robô diferente dos demais. A cada momento, a tecnologia estava cada vez mais avançada.
A tecnologia, ou melhor, o avanço da informática, trouxe alguns pontos positivos.
O robô tinha diversas habilidades, nas quais  ajudava nas tarefas domésticas e atividades extras.
Uma companhia para conversar, reduzir custos, aprimorar o desempenho e a produção do trabalho.
A inteligência diferencial.


Pontos Negativos

Pensar que o robô possuía a sensibilidade, emoções ou a percepção de um ser humano.
Trocar o humano por um robô.
Achar que podem se tornar humano com suas tecnologias avançadas, procurando assumir o lugar de DEUS formando o homem.
Imaginar que os Robôs ocupam ambientes de trabalho e substituem as pessoas.

quarta-feira, 20 de março de 2013

PROINFO




Tem como Objetivo o uso Pedagógico da Informática no Ensino Básico da Rede Pública. Onde tanto a Rede Urbana como a Rural tenha acesso a Educação na Informática.
A Intenção de implantar o PROINFO, é fazer com que os alunos da rede pública tenham acesso à informática, onde possam utilizar como mecanismo de estudo na prática de digitação e pesquisa para seu próprio desenvolvimento.
Funciona como uma ferramenta de comunicação onde o Governo estadual espalha instalações de programas para o ensino-aprendizagem.
A sua função é melhorar a qualidade de estudo na Rede Pública, através de igualdade no acesso de instrumentos tecnológicos.
"Governo do Estado de São Paulo, com o intuito de facilitar o cotidiano dos
professores da rede pública, montou laboratórios com computadores e softwares
para uma melhor integração e aprendizado dos alunos nas escolas do Ensino
Fundamental e Médio. Assim, a introdução da informática nas escolas públicas e
sua utilização como ferramenta de ensino, pressupõe novas perspectivas de trabalho
para os professores. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral
analisar a prática de utilização dos laboratórios de informática do Programa Nacional
de Informática na Educação (PROINFO), na escola pública E.E. Capitão Joel
Miranda (Santa Ernestina/SP). Para tanto, realizaram-se procedimentos
metodológicos complementares. O levantamento do número de professores
capacitados para trabalhar com
softwares em escolas públicas foi realizado através
de entrevista com a responsável pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NRTE).
Para inventariar os programas disponíveis, consultaram-se na Oficina Pedagógica,
no núcleo de informática da Diretoria Regional de Ensino, os
softwares
disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo".
 (Extraído do site: http://www.uniara.com.br/mestrado_drma/arquivos/dissertacao/marcos_rogerio_cunha.pdf).

quarta-feira, 13 de março de 2013

ATIVIDADE UNESCO

Você já ouviu falar da UNESCO? Sabe quais são suas funções e os Países que a compõem? Quais são suas principais contribuições para a Informática educativa no Brasil?
Sim. A UNESCO é uma Organização das Nações Unidas, para a Educação Cientifica e Cultural. Ela é responsável por manter e contribuir para a construção da paz e a segurança entre os 193 países do mundo, reduzindo a pobreza. A mesma tem sua sede em Paris, França.
A UNESCO coopera c/ o governo brasileiro no processo de ações de disseminação de TICS c/ o objetivo de melhorar a qualidade no processo  ensino-aprendizagem, entendendo que o letramento digital é uma decorrência natural da utilização dessas tecnologias. 

 Educação em Informática & Informática na Educação





Educação em Informática


A Informática aplicada à educação: trata-se de uma ferramenta no processo pedagógico e, como tal, precisa ser aprendida, testada, colocada em prática e os resultados aproveitados na sua tonalidade. Para que isso seja possível é necessário a atuação interdisciplinar de professores, administração da escola, técnicos de computadores ou tecnologia da informação, pedagogos e especialistas do ensino a distância.







     Informática na Educação

           O computador auxilia no processo de mudança na escola e amplia caminhos para o futuro.